Movement

O Movement na IronBox surge da máxima de que MORE IS NOT BETTER. BETTER IS BETTER.

É um espaço de investigação, exploração e criação. Enquadrado na filosofia conhecida como Movement Culture seguindo a metodologia do seu fundador Ido Portal.

Exploramos padrões humanos de movimento, por serem o vocabulário básico de expressão corporal desde muito antes de sermos humanos anatomicamente modernos: hangings, inversões (pinos), sentar, agachamentos, posições verticais, corridas, levantar pesos, puxar, empurrar, lunging e torções.

Por incrível que possa parecer, depois dos sedentário, os piores movers são muitas vezes praticantes de fitness e respetivos profissionais. Revelando dificuldades imensas em muitos destes padrões de movimento básicos.

Num mercado (de Fitness) em que o entretenimento tantas vezes se sobrepõe ao treino, e à "prática", procuramos ajudar a redefinir objetivos, a reconhecerem-se e a evoluirem.

Quantas horas devemos treinar por dia? “Who cares!”. Não é na quantidade mas sim na qualidade dos nossos treinos que melhoramos a saúde, a performance e o bem estar.

“We move. A lot. We are designed todo so - hence we are in this amazing body. I don’t mean “training” for 45 minutes three times a week - I mean a LOT. Heck, 100 years ago just to have a drink of water was a workout.”

http://www.idoportal.com/ido

 

 

O que é um mover?

É alguém que vê para além da abordagem técnica de cada movimento, modalidade ou disciplina. É um entusiasta que procura compreender o corpo, a saúde a performance e a arte da expressão física.

“You know what puts people in nursing homes is frailty and feebleness. It’s the inability to stand, to squat, to get things off the ground. I think what we’re all looking for is not just a LONGER life, but a BETTER life.”

Greg Glassman, CrossFit Founder, 2014

 

 

Movement Intro

É um programa de apresentação e introdução do movement. Uma prática ainda pouco compreendida e que dificilmente se explica de outra forma que não a da p´roriaprática.

Porque é que devo começar pelo Movement Intro?

Para descobrir capacidades presentes e ausentes e de que forma esta prática pode dar resposta às necessidades específicas de cada praticante.

O que posso esperar do Movement Intro?

Conhecer os conceitos básicos e as principais áreas desta prática, como por exemplo: locomotion, floorwork, mobility, organic strength, stilness, entre outras. Áreas estas que se sobrepõem em camadas difíceis de dissociar. Mas cujo desenvolvimento é pilar numa vida com qualidade.

PROGRAMA MOVEMENT INTRO

Durante duas horas, grupos de 8 a 10 pessoas, irão percorrer algumas das temáticas base abordadas nas nossas aulas regulares.

SQUAT MOBILITY

Ankles, knees and hips Torso rotations and posterior chain attention Squat hold for time - resting position work

HANGING

Hanging patterns / Organic Strength concept - Active and passive hang Strength Scapular waist development

LOCOMOTION

All 4's / Quadrupedal pattern stabilization Anchor point game Quality of locomotion (pisiform, partner work, shadowing...)

SPINAL WORK

Extension and Flexion concept Spinal development Spinal concept

 

 

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